O automóvel é um dos bens que buscamos para proporcionar conforto e comodidade para nosso dia a dia. Mas para essa comodidade ficar ainda maior nada como a proteção de um seguro para o seu veículo. Assim pode-se ter tranqüilidade para resolver mais rápido os danos que certamente vão substituir o conforto do automóvel pelos transtornos da impossibilidade de fazer uso dele.
O seguro convencional é o que protege a estrutura geral que inclui chassi, carroceria, motor e caixa. Acessórios como, por exemplo, aparelhos de som, rodas esportivas, kit GNV e blindagem precisam ser contratados em coberturas específicas. No caso dos vidros é possível contratar a cobertura adicional que, além dos pára-brisas e vidros laterais e traseiros, garante também a troca ou reparo de retrovisores, lanternas e faróis, seja para danos causados por pedras e outros detritos que atingem o veículo ou acidentes e colisões.
Acione o quanto antes a seguradora telefonando para o canal de comunicação de sinistros informando como ocorreu o acidente, quem foi o responsável e o envolvimento de terceiros, se for o caso. No caso de envolvimento de terceiros é preciso informar nome, RG, telefone, endereço, marca e modelo do carro, se possível.
Você vai utilizar uma oficina credenciada da seguradora ou uma oficina de sua confiança. As vantagens de utilizar a uma credenciada é que estas oficinas passam por um controle de qualidade das companhias de seguro; além disso, a vistoria e a liberação dos reparos são mais rápidas e as seguradoras oferecem benefícios para quem opta por usar a rede credenciada como, por exemplo, desconto na franquia, prazo maior na utilização de carro reserva, etc.
Se a opção for por uma oficina de sua confiança, anote atentamente o número do sinistro e a documentação que a sua seguradora exigirá para realizar a vistoria na oficina que você escolheu. Entregue para a seguradora os documentos e aguarde o resultado da vistoria que vai indicar a autorização dos reparos.
Fonte: FANAVID